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Passadas algumas semanas de quarentena, autoridades públicas iniciam o estudo e o planejamento da retomada gradual da atividade econômica, respeitando os requisitos de saúde pública e controle da epidemia do novo coronavírus.

As empresas também já começam a se organizar, definindo planos e protocolos necessários para esse momento delicado. A área de gestão de pessoas, que já tem exercido papel fundamental desde o início da quarentena, assume mais esse desafio – receber com segurança os colaboradores no retorno ao trabalho.

Assim, com o objetivo de colaborar com o planejamento e utilizando como base o estudo realizado e divulgado pela FIESP em seu site, relacionamos algumas medidas a serem consideradas:

  • Estabelecer comunicação clara com os colaboradores antes do retorno ao trabalho, orientando sobre os sintomas da COVID-19, uso permanente de máscaras, higienização das mãos, etiquetas de higiene e protocolos de limpeza do ambiente de trabalho.
  • Implementar medidas de comunicação em pontos estratégicos no ambiente de trabalho, através de pôsteres e TV corporativa, por exemplo.
  • Protocolo de entrada do colaborador no ambiente de trabalho com aferição de temperatura, rápida entrevista para identificação de sintomas da COVID-19, orientação sobre uso e descarte seguro de máscaras e distanciamento social
  • Avaliar a alternância de dias de comparecimento ao ambiente de trabalho nas equipes e a redução das jornadas de trabalhos nos primeiros meses.
  • Revisar e modificar layouts para atendimento às necessidades de distanciamento social, por exemplo: uso de barreiras físicas, redução de mesas ou cadeiras, distribuição dos colaboradores em horários distintos no refeitório, redução / eliminação de pontos de aglomeração de pessoas (café, cantina, sala de descanso e de descompressão etc.) e inserção de indicativos de número máximo de pessoas permitido nos ambientes.
  • Priorizar reuniões por teleconferência sempre que possivel. Quando for necessário reuniões presenciais, reduzir o número de participantes e seguir orientações de distanciamento social
  • Definir protocolos de limpeza e desinfecção, disponibilizar dispensador de álcool em gel, manter ambientes ventilados e aumentar frequência de limpeza de ar condicionado
  • Acompanhar, em conjunto com os gestores das áreas, o estado de saúde dos colaboradores das equipes, bem como de casos suspeitos ou confirmados na família/residência dos profissionais
  • Definir e comunicar a todos os colaboradores o protocolo a ser seguido quando alguém apresentar sintomas ou teste positivo a COVID-19

A elaboração do planejamento para a retomada das atividades deve ser discutida de forma a atender as especificidades de cada empresa e de cada área, sempre observando a segurança de todos os colaboradores.

Caso sua empresa não tenha iniciado esse processo, recomende à alta gestão a formação de um time multidisciplinar para elaborar os protocolos e colocar em prática as medidas e ajustes necessários.

Vamos vencer esse desafio!

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