A descrição de cargo é um documento que formaliza as responsabilidades e as especificações dos requisitos necessários a um cargo.
É uma das principais ferramentas da área de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas, dada a sua utilização em vários subsistemas. Por essa razão, antes de elaborá-la, é importante definir qual será a sua aplicação para que se possa pensar no modelo de descrição mais apropriado, no formato de coleta e nas informações a serem coletadas junto as áreas.
Algumas aplicações da descrição de cargo:
- Recrutamento e Seleção
- Mapeamento de Competências
- Avaliação de Desempenho
- Treinamento e Desenvolvimento
- Remuneração
- PPP, Medicina do Trabalho e Justiça do Trabalho
- Sistema da Qualidade
A condução adequada da coleta de informações e o conhecimento sobre as técnicas de redação são fatores fundamentais para a obtenção de qualidade na descrição de cargo.
É muito importante manter as descrições de cargo atualizadas, revisando-as toda vez que se alterar a estrutura da área, o objetivo do cargo ou qualquer outra informação que impacte no que se espera do cargo.
As descrições de cargo de sua empresa estão bem elaboradas? Atendem o objetivo para o qual foram criadas? Estão atualizadas?
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