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A descrição de cargo é um documento que formaliza as responsabilidades e as especificações dos requisitos necessários a um cargo.

É uma das principais ferramentas da área de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas, dada a sua utilização em vários subsistemas. Por essa razão, antes de elaborá-la, é importante definir qual será a sua aplicação para que se possa pensar no modelo de descrição mais apropriado, no formato de coleta e nas informações a serem coletadas junto as áreas.

Algumas aplicações da descrição de cargo:

  • Recrutamento e Seleção
  • Mapeamento de Competências
  • Avaliação de Desempenho
  • Treinamento e Desenvolvimento
  • Remuneração
  • PPP, Medicina do Trabalho e Justiça do Trabalho
  • Sistema da Qualidade

A condução adequada da coleta de informações e o conhecimento sobre as técnicas de redação são fatores fundamentais para a obtenção de qualidade na descrição de cargo.

É muito importante manter as descrições de cargo atualizadas, revisando-as toda vez que se alterar a estrutura da área, o objetivo do cargo ou qualquer outra informação que impacte no que se espera do cargo.

As descrições de cargo de sua empresa estão bem elaboradas? Atendem o objetivo para o qual foram criadas? Estão atualizadas?

Visando auxiliar as áreas de recursos humanos no processo de elaboração de descrição de cargo, elaboramos o E-book “Descrição de Cargo – Guia Prático”, o qual está sendo disponibilizado gratuitamente.

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